sábado, 21 de abril de 2018

Núcleo de Segurança do Paciente tem primeira reunião

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, retomou as reuniões do Núcleo de Segurança do Paciente. A implantação do Núcleo de Segurança do Paciente obedece resolução da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que exige um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, EA – Eventos Adversos (incidentes que resultam em danos à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde. A prática foi inserida em 11 de julho de 2013 dentro do Hospital Miguel Arraes, a princípio como Comissão de Prevenção de Risco ao Paciente, baseada nessa resolução e, em 2 de maio de 2017, tornando-se Núcleo de Segurança do Paciente.

O Núcleo é composto por representantes da Gerência de Risco, Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH), Agência Transfusional, Serviços Social e de Nutrição, Engenharia Clínica, Bloco Cirúrgico, Farmácia e Informática, sob a presidência do diretor médico do HMA, Petrus Andrade Lima, e coordenação da enfermeira Débora Guedes. De acordo com dr. Petrus, “a plena recuperação do paciente depende de uma assistência com segurança e garantias nos processos hospitalares. Para isso envolvemos todos os serviços que tratam direta ou indiretamente dos usuários do HMA”.

Todos os setores do Hospital Miguel Arraes obedecem a protocolos de segurança que vão desde a identificação do paciente, passando pela prescrição de medicamentos, higienização das mãos, até a prevenção de lesões e quedas. As notificações, uma vez ocorridas, são encaminhadas aos coordenadores do setor onde existiu a falha para correção e melhoria dos EA dentro do serviço.

Com informações da jornalista Iana Gouveia