sábado, 21 de abril de 2018

Em 10 anos, o câncer pode ser a doença mais letal do País

Um levantamento divulgado no último dia 16 pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mostrou que o câncer já é principal causa de morte em quase 10% das cidades brasileiras. Em Pernambuco, esse dado já afeta a cidade de Tacaimbó, localizada no agreste do estado. O estudo mostra a tendência de o câncer avançar a cada ano, o que mostra que os tumores malignos serão responsáveis pela maioria de mortes no país, ultrapassando até doenças cardiovasculares e do aparelho respiratório que lideraram por décadas como principais causas. 

O estudo, feito com base nos números oficias mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), de 2015, mostrou ainda outros dados sobre a doença. Nas mortes registradas em 10% dos municípios brasileiros (516, dos 5.570), onde o câncer foi a principal causa de óbito, foi identificado que a maioria foi entre homens (57%), sendo número absoluto de mortes em 23 estados. Já as mulheres foram maioria em apenas dois estados, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Para Dr. Rafael Caires, oncologista da Multihemo, unidade Recife do grupo Oncoclínicas, uma maneira de combater a doença e não entrar nessa estatística é sempre fazer exame de rotina e ficar atento aos sinais do corpo. “Quanto mais cedo for descoberto o câncer, maiores são as chances de cura. Geralmente as mulheres procuram mais os médicos para exames preventivos, mas isso também precisa ser um costume do homem”, comenta. Além disso, outros fatores como um estilo de vida mais saudável com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico regularmente, são extremamente necessários para combater o desenvolvimento da doença.