sexta-feira, 16 de março de 2018

Maior presença feminina nas empresas traz vantagens para os negócios

É cada vez maior a presença feminina em cargos de liderança. Essa conquista, além de promover uma maior igualdade nas organizações, também leva ao aumento nos ganhos das empresas. Segundo o estudo Women in Business, realizado pela Grant Thornton em 36 países, a proporção de mulheres em posição de liderança passou de 19% para 25% entre os anos de 2004 e 2017. Além disso, de acordo com pesquisa feita pelo Peterson Institute for International Economics, companhias que aumentaram a presença de mulheres em até 30% em cargos de liderança viram um crescimento médio de 15% em sua rentabilidade.

Como os números mostram, essa maior participação das mulheres nas empresas veio para ficar, e não seria diferente no Morada da Paz, empresa administrada pelo Grupo Vila. Em quase todos os setores da empresa, há mulheres atuando. Dos cargos de gerência e direção aos de vendas externas e atendimento. Somente no Recife, o Grupo emprega 153 mulheres. Uma dessas profissionais é Luzinete dos Anjos, líder do setor de Tanatopraxia do Morada. “Tenho muitas amigas que admiram a profissão e têm o desejo de seguir carreira”, revela Luzinete, que lidera uma equipe formada por oito pessoas.

A tanatopraxia tem como função preparar o corpo para o velório ou traslado. Permite ainda que se dê uma aparência mais natural ao corpo, deixando-o mais próximo de quando era antes da morte. “Quando recebi a proposta, achei diferente, mas encarei e me apaixonei pela profissão”, afirma Luzinete, admirada tanto pelos colegas de profissão quanto pelos filhos. A mais velha, inclusive, pretende seguir os passos da mãe. “Ela faz parte do Grupo Vila, trabalhando no horário noturno como auxiliar de serviços gerais. Ela cursou Enfermagem e vai fazer faculdade, mas continua com o sonho de atuar nessa área”, afirma Luzinete dos Anjos.