quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Direitos Humanos em debate na cidade de Caruaru

Como parte das celebrações pelo Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, será realizado, nesta quarta (13), o Seminário ‘Direitos Humanos Avanços e Retrocessos’. Será um encontro com especialistas do assunto, com lançamento de campanha e discussão de diversos temas relacionados. O evento faz parte da programação dos ‘15 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos’, promovido pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres.

As atividades serão realizadas no Colégio Óbvio (antigo Atual), das 14h às 17h. A entrada é gratuita, com vagas limitadas e inscrições no local. Para mais informações, os telefones de contato são: 37011883 ou 37011884. Entre os palestrantes, estão os professores do Departamento de Educação da UFRPE, Hugo Monteiro Ferreira, e o doutor em História, Humberto Miranda, que irão fazer o lançamento da Campanha ‘UFRPE pelos Direitos Humanos’ e da Revista Cadernos de Ciências Sociais da universidade.

O professor José Almir do Nascimento, doutorando em educação pela UFPE, irá apresentar a palestra ‘Um Discurso de Qualidade: A Educação como Dispositivo de Proteção à Criança e ao Adolescente’. A secretária executiva de Direitos Humanos de Caruaru, Ana Dourado, que é também doutora em Teoria da Literatura, irá explanar sobre o tema: ‘Infância e Errância na Literatura do Século XIX - Diálogos Interdisciplinares sobre a Circulação de Crianças e Adolescentes nos Centros Urbanos’.

Programação Completa:

Seminário Direitos Humanos Avanços e Retrocessos

Data: 13 de dezembro de 2017, como parte da programação dos 15 dias de ativismo pelos Direitos Humanos

Local: Colégio Óbvio (antigo Colégio Atual)

Horário: 14:00- 17:00 hs)

14:00 hs - Mesa de Abertura - 15 dias de ativismo em celebração do dia mundial dos direitos humanos (representantes das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Educação)

14:30 hs - Lançamento da Campanha UFRPE pelos Direitos Humanos – iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade para temas relacionados aos direitos humanos – Exibição de vídeos e explanação com comentários pelo Professor Hugo Monteiro Ferreira, professor do departamento de educação da UFRPE

(Mediação de Karinny Oliveira, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, da Secretaria de Políticas das Mulheres)

15:00 hs - Apresentação de artigos da Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE - Dossiê: infâncias, direitos e educação - entre o passado e o presente - apresentação do editorial pelo professor Humberto Miranda, doutor em História, professor do departamento de educação da UFRPE

15:20 hs “Um Discurso de Qualidade: A Educação como Dispositivo de Proteção à Criança e ao Adolescente” – professor José Almir do Nascimento, doutorando em educação pela UFPE.

15:40 hs “Infância, Violência na Escola: Diálogos e Contextos” – Hugo Monteiro Ferreira, professor do departamento de educação da UFRPE

16:00 hs “Infância e Errância na Literatura do Século XIX - Diálogos Interdisciplinares sobre a Circulação de Crianças e Adolescentes nos Centros Urbanos” - Ana Cristina Dubeux Dourado – Doutora em Teoria da Literatura, Secretária Executiva de Direitos Humanos de Caruaru.

16:20 hs - Debate

17:00 hs - Encerramento

link para a Revista:




Realização: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Políticas para as Mulheres. Informações pelo telefone: 37011883 ou 37011884

Secretaria de Direitos Humanos de Caruaru