segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Peça Gratis com Mateus e Catirina encerra circulação no Sertão

O casal mais divertido da cultura pernambucana, Mateus e Catirina, está encerrando uma circulação regional, no Sertão Pernambucano. Depois de passar por município da Mata Norte e Sul e do Agreste, agora é a vez de Ipubi e Trindade, receberem o espetáculo 25 Anos de Munganga. 

Incentivado pelo Funcultura, o objetivo do projeto foi circular pelas regiões do estado difundindo e demonstrando a força da cultura popular, valorizando estes personagens que estão presentes em diversas manifestações populares de pernambuco como o maracatu, bumba meu boi, cavalo marinho, entre outros.

Interpretado pelos atores Ivan Leite e José Brito e dirigido por Alberto Braynner, a encenação apresenta com muita graça os 25 anos de relacionamento de Mateus e Catirina. A grande novidade que circulação apresentou foi a possibilidade de sua realização acontecer em escolas da rede pública, extensões universitárias, bibliotecas e pontos de cultura, promovendo o encontro da família com ambiente escolar, contribuindo para uma vivencia harmônica, acessibilizando à cultura e formação de novas plateias, inclusive com interprete de libras e áudio discrição, ampliando assim o acesso do cidadão aos bens culturais. “É as reações foram mais que acolhedoras. A interação com o público durante o espetáculo, os depoimentos durante os debates ao final e as milhares de selfies que tiramos, nos dá o indicativo de que estamos no caminho certo” pontua Brito. 

No espetáculo, Mateus, muito “matreiro”, tenta ludibriar a Catirina. Já ela, por sua vez, tenta também dar a volta nele, num jogo de empurra-empurra onde o casal lava a roupa suja ali na frente e no meio de todos, com discussões sobre suas vidas, direitos e deveres, responsabilidades e tudo inerente a vida de uma casal. É uma verdadeira terapia de casal exposta ao público, que, inclusive, participa do espetáculo, interferindo diretamente no desenrolar da peça, opinando e escolhendo quem está certo ou errado, deixando ainda mais engraçada e confusa a vida desses personagens cheios de gestos, caras e bocas.

Toda essa diversão se desenrola com uma boa dose de humor, leve, engraçado, divertido, sem palavras de baixo calão e com o propósito de divertir e relaxar todos os presentes. Leite ainda faz uma reflexão sobre o público: É lindo entrar em cena e ver uma quadra lotada de jovens com seus familiares, ver o quanto a comunidade abraçou o projeto e o quanto essa mesma comunidade é carente e ávida por atividades culturais e transformadoras. 

Serviço:
Espetáculo: Mateus e Catirina em 25 Anos de Munganga


30 de novembro – às 15h
Onde: EREM Arão Peixoto de Alencar
Av. Getúlio Vargas, 01 - Ipubi
Ingressos: Gratuito


01 de dezembro – às 15h

Onde: EREM Governador MUniz Falcão
R. Vinte e Cinco de Abril, 210-298, Trindade
Ingressos: Gratuito