quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Noite da Resistência Negra

A 13ª edição do evento NOITE DA RESISTÊNCIA NEGRA DE JABOATÃO, acontece nos dias 16 e 17 de novembro, no bairro de Cajueiro Seco (terminal dos ônibus), Jaboatão dos Guararapes – PE, onde o evento tem seu ponto alto. Tendo como tema: “Contra a retirada dos nossos direitos. Juntos somos mais fortes”, o evento vem tornar possível as conquistas alcançadas nas edições anteriores e, ampliá-las cada vez mais. 

Nesta edição, procuramos fortalecer as políticas de igualdade racial e os desafios no contexto atual, as diferentes expressões da cultura afro-brasileira, envolvendo toda sociedade, em especial, a comunidade de Cajueiro Seco, para que valorizem, respeitem e vivenciem as atividades e reafirmem sua identidade como negro/a, buscando envolver as crianças, os adolescentes e jovens das escolas municipais, estaduais e da comunidade em torno do projeto, através de oficinas, palestras, cine debate, exposição e apresentações culturais, procurando incluí-los socialmente e ao mesmo tempo procurando fortalecer a cultura afro-brasileira na comunidade. 

O objetivo principal do evento é sensibilizar as pessoas, grupos e instituições, para juntos e de forma organizada e articulada resistir a tudo que faz sofrer, defender tudo que é deles e afirmar tudo que são, com muita alegria, energia e afeto.

A ABERTURA – Acontece no dia ​16/11 das 9h00 às 12h00, no CRAS de Cajueiro Seco com a roda de diálogo, com o tema “A Política de igualdade Racial e o enfrentamento ao extermínio da Juventude Negra”, ​tendo como facilitadores o professor Regis do grupo Fé e Política, João da Coordenação de Políticas de Juventude da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Sidcleiton do Coletivo Força Tururu. 

Falarão ​do contexto e os desafios no cenário municipal. Aberta ao público. OFICINAS, EXIBIÇÕES, BATE PAPO e PALESTRAS - ​No dia 16/11 as escolas municipais e estaduais de Jaboatão dos Guararapes, em torno do local do evento, receberão atividades direcionadas para seus alunos com o intuito de estimular o conhecimento para a cultura afro, como, buscar a participação dos alunos para o fortalecimento da cultura afro. Serão oficinas e palestras de Grafitagem, Percussão, Dança Afro, Cine debate, Mídia Social, Elaboração de projeto cultural, Contos de histórias afro, Percussão, Confecção de Pipas e Ervas que curam e alimentam. 

HOMENAGEADOS – ​Todos os anos, o evento procura homenagear personalidades, artistas e pessoas comuns que direta ou indireta contribuem para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na comunidade. São os homenageados: João Batista, que é Educador Social, Formado pela UFPE, participante de vários movimentos sociais de inclusão e fortalecimento dos direitos humanos referente ao negro/a. O artista Sossegado Polho, que tem uma história de lutas e conquistas no movimento de resistência negra no município e Dênnys D’Lima, ator, diretor e jornalista, que tem diversas prestação de serviço na área cultura e de comunicação, fortalecendo e propagando através da comunicação, eventos sociais que incluem direitos humanos. 

ENCERRAMENTO – ​O encerramento acontecerá dia 17/11, das 15h às 00h, na praça de Cajueiro Seco, Terminal dos ônibus, em palco, com exposições temáticas dos alunos da Rede Municipal de Educação e, várias apresentações culturais; entre bandas, grupos de maracatus, afoxés e cantores. A Abertura oficial fica por conta do Cortejo Religioso do Maracatu Xangô Alafin que sairá do centro espírita São Gerônimo “IlÊ Axé de Xangô”, indo em direção ao palco na praça, para o cerimonial oficial da 13ª edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, conduzido pelo Pai Antônio. 

ATRAÇÃO PRINCIPAL: ​O Afoxé Alafin Oyó que tem quase 30 anos de militância e resistência negra em Pernambuco vai, será umas de nossas atrações. ​O Afoxé Alafin Oyó surgiu como um espaço aglutinador onde negros e negras de diferentes realidades poderiam se articular na luta pela afirmação da identidade negra e contra o preconceito e a discriminação racial. Na programação, o público também vai poder conferir as atrações “Elergia do Happy”, “Geração 5”, “Sambada de Coco”, “Rep. Benje”, “Helio Santana”, Encontro de diversas linguagens artísticas como teatro, dança popular, contemporânea, exposição entre outras. 

Nos intervalos, DJ Jamerson comanda o evento.​ ​A​ ​atrações​ ​do​ ​palco​ ​artístico​ ​começam​ ​às​ ​15h​ ​e​ ​vão​ ​até​ ​00h. 

 DADO: A comunidade de Cajueiro Seco, estar entre os sete bairros com o maior índice de CVLI – crimes violentos letais intencionais, ou por ter acontecido vários episódios nos últimos meses onde o Centro Espírita São Jerônimo, “Ilê Axé de Xangô”, de Cajueiro Seco foi apedrejado. A “13ª Noite da Resistência Negra do Jaboatão dos Guararapes” vem mobilizar a comunidade local e seus diferentes atores sociais em torno da cultura afro-brasileira buscando sua valorização e fortalecimento, a partir da resistência cultural, defesa dos direitos humanos e afirmação da identidade cultural. No ano passado, a 12º edição alcançou cerca de 3 mil pessoas de forma direta (profissionais envolvidos, parceiros e patrocinadores) e indireta (escolas, ongs, pessoas da comunidade). 

Nesta edição, o objetivo é alcançar muito mais pessoas, fortalecendo cada vez mais as relações sócias e, o protagonismo cultural. 

ORGANIZADORES – ​A 13ª edição da Noite da Resistência Negra de Jaboatão, é organizada pelo Centro Espírita São Jerônimo, “Ilê Axé de Xangô”, organização sem fins lucrativos, com coprodução da AD Produções Artísticas, tem o apoio da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Polícia Militar de Pernambuco, são parceiros na realização a TOCA - escola de música, G Soluções, Blog Jeito de Contar, Centro dos Idosos de Cajueiro Seco, SINPROJA – Sindicato dos Profissionais em Educação de Jaboatão.