quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

O dia 10 de novembro é celebrado no Brasil visando a Prevenção e Combate à Surdez. A data busca alertar a população sobre a importância da saúde auditiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos. Cerca de 20% da população sofre com problemas de zumbido e o médico Alberto Monteiro, otorrino do Hospital Jayme da Fonte, explica que o número de jovens com problemas auditivos tem crescido bastante. “Famosos por transmitir altos níveis de vibrações sonoras, os fones de ouvido também integram a equipe dos vilões contra a saúde auditiva, já que, devido ao alto nível de exposição a decibéis, o usuário corre grande risco de perda auditiva”, afirma o profissional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, o limite saudável é abaixo de 85 decibéis. Nessa condição, o tempo máximo de exposição por dia é de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo de exposição tem de ser reduzido. A 115 decibéis, por exemplo, que seria ficar na balada perto da caixa de som, a exposição não deve ultrapassar os sete minutos. O médico alerta que é muito importante ficar atento ao volume, pois enquanto uns nascem com problemas auditivos, outros desenvolvem.

Vários fatores podem ser responsáveis pela perda auditiva, desde os mais comuns, como o envelhecimento e altos ruídos, até casos de hereditariedade, lesões traumáticas e doenças como, caxumba ou meningite, por exemplo. Quando a causa é genética, a identificação do problema pode ser mais fácil. Porém, com os altos níveis de poluição sonora aos quais estamos expostos, é necessário tomar cuidados para evitar riscos desnecessários.

Dr. Alberto diz que é recomendado que todos façam uma avaliação audiológica por ano, para determinar se existe perda auditiva em um ou ambos os ouvidos, em frequências essenciais para o desenvolvimento normal da linguagem e da fala. Uma vez constatada a perda auditiva, deve se procurar um otorrinolaringologista. “Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de ter um bom resultado”, finaliza.

Fique atento aos indícios da doença:

- Quando a pessoa percebe surgimento de zumbido no ouvido;

- Quando a pessoa não consegue mais entender direito o que a outra diz;

- Quando começa a achar que o outro está falando muito baixo;

- Surge a necessidade de aumentar o som da TV ou rádio porque acha que está muito baixo o volume;

- Acaba dando respostas erradas porque não entendeu nada do que a outra pessoa disse;

- Não consegue ouvir sons que todo mundo da sua casa consegue ouvir;

- Você ouve, mas não entende o que as pessoas falam.

Serviço
Hospital Jayme da Fonte www.jaymedafonte.com.br
Rua das Pernambucanas, 167