terça-feira, 14 de novembro de 2017

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República no Grande Recife

O feriado da Proclamação da República, celebrado na quarta-feira (15), vários serviços oferecidos na Região Metropolitana do Recife não funcionam ou têm o horário normal alterado. Bancos e órgãos públicos fecham nessa data, mas o comércio do centro da cidade e dos bairros da capital pernambucana funciona normalmente.

Já os shoppings abrem em horário especial. Além disso, não estão disponíveis, durante o feriado, alguns serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, que decretou ponto facultativo na véspera, terça-feira (14). Confira abaixo como fica:

Shoppings

Na capital pernambucana, o shopping Recife funciona das 9h às 22h. Os shoppings RioMar e Plaza funcionam normalmente, das 12h às 21h, e o Paço Alfândega das 11h às 20h. O Tacaruna abre nesse mesmo horário, com exceção do Hiper Bompreço e das Lojas Americanas, que começam a funcionar mais cedo, às 9h. Já o Boa Vista fica aberto das 11h às 19h.

Na Região Metropolitana do Recife, o Shopping Guararapes, em Jaboatão, funciona das 9h às 22h. Já o North Way, em Paulista, abre das das 12h às 21h, enquanto o Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, fica aberto das 10h às 22h.

Comércio popular

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) informou que as lojas do Centro da cidade abrem normalmente. Segundo o órgão, a medida faz parte da campanha para abertura do comércio popular nos fins de semana e feriados até o fim do ano, com exceção do Natal, no dia 25 de dezembro. O objetivo da ação é aproveitar as festas de fim de ano para aumentar as vendas.

Emprego e Educação

Todas as Agências do Trabalho estão fechadas durante o feriado. As escolas municipais não têm expediente nem na segunda nem na terça, assim como os serviços de assistência social, entre eles o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e o Bolsa Família.

Saúde

As quatro Upinhas 24h (Governador Eduardo Campos/Bomba do Hemetério, Dr. Moacyr André Gomes/Morro da Conceição, Prof. Dr. Hélio Mendonça/Córrego do Jenipapo e Profª Dra. Fernanda Wanderley/Linha do Tiro) ficam abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais ficam fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionam normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funciona 24h durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números (81) 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números (81) 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, funciona normalmente.

Lazer

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona como em todos os feriados, das 7h às 16h. O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, e abre das 9h às 15h30. O acesso é gratuito e conta com sete jardins temáticos: de plantas medicinais, de cactos, de bromélias, de plantas tropicais, de palmeiras, orquidário e o sensorial.

No feriado, a programação de arte-educação do Jardim Botânico começa às 9h, com vivências ambientais musicais. Às 10h, haverá oficina de improviso teatral e às 11h30, mostra de vídeo. À tarde, a brincadeira começa às 13h30, com o Jogo Meio Ambiente Criativo e às 14h30 terá oficina de teatro. A última atração, às 15h30, será a mostra de vídeo com temática ambiental.

O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na quarta (15), a partir das 9h terá embolada sobre coleta seletiva. Às 9h30, será oferecida uma trilha ambiental e às 10h30, a oficina de artesanato. Às 14h, o local contará com atividades musicais e às 15h o público poderá fazer uma oficina de xilogravura.

O Sítio Trindade e o Parque Dona Lindu abrem das 5h às 19h no feriado. O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas recebe o público das 14h30 às 16h.

O Lazer na Rua vai abrir a Avenida Boa Viagem, no trecho localizado em frente ao Segundo Jardim para as pessoas, entre as 8h e as 20h. Nas Academias Recife, não haverá expediente na quarta-feira (15). As atividades serão retomadas na quinta (16).

Portal G1