terça-feira, 14 de novembro de 2017

Atleta muçulmana dos EUA inspira criação da primeira Barbie com véu



Primeira mulher muçulmana-norte-americana a defender os EUA em uma Olimpíada usando hijab (véu), nos Jogos do Rio de Janeiro-2016, a esgrimista Ibtihaj Muhammad se tornou uma das vozes mais influentes no esporte, símbolo no combate contra a xenofobia. E agora suas mensagens inclusivas e de igualdade serão representadas em uma boneca. A fabricante Mattel se inspirou na atleta para criar a primeira Barbie na história a vestir um hijab.

A boneca semelhante à Muhammad é parte da coleção Barbie Shero - mistura de She (Ela) com hero (Herói) –, que já teve, também, o rosto da ginasta Gabby Douglas. A novidade foi no Glamour Women os the Year, realizado nessa segunda-feira, em Nova Iorque. A esgrimista posou para fotos com sua Barbie na mão e agradeceu pela homenagem.

“Já tive muitos momentos como atleta em que me senti excluída. Então, é muito emocionante para mim que eu, como atleta olímpica muçulmana dos Estados Unidos, tenha inspirado uma marca como a Mattel a apoiar a diversidade e lançar a Barbie com hijab.”

A boneca tem não só o véu islâmico como, também, o capacete, o tênis esportivo e a esgrima. “Sempre brinquei de Barbie e quanto mais diversidade as bonecas oferecerem, mais história inspiradoras vão ajudar a criar. Estou orgulhosa em saber que meninas de todos os lugares poderão brincar com uma Barbie com hijab. É um sonho de infância virando realidade”.

Nos últimos anos, a marca vem tentando diversificar suas bonecas, criticadas por incentivar um padrão estético de beleza feminina. No ano passado, a companhia anunciou uma linha de Barbie de diferentes altura e curvas. A campanha Shero celebra mulheres pioneiras e inspiradoras para as novas gerações.

“Muhammad é uma inspiração para um sem número de garotas que nunca se viram representadas. Ao honrar sua história, nós esperamos que esta boneca as lembre que podem ser e fazer o que quiserem", ressaltou a vice-presidente de marketing da Mattel, Sejal Shah Miller, em um comunicado.

A esgrimista não só competiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como subiu ao pódio. Muhammad se tornou, então, a primeira atleta muçulmana-norte americana a conquistar uma medalha olímpica pelos Estados Unidos usando o véu característico de sua religião, com o bronze no sabre por equipe. Sua Barbie estará à venda a partir de 2018.

ESPN Brasil