segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Seminário nacional da CNTSS/CUT debateu INSS Digital e Teletrabalho

O seminário aconteceu no período de 29/09 a 01/10, na sede do Sindsprev-PE, em Recife, com a participação de 40 dirigentes sindicais de nove estados. Entre eles, o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio e mais sete diretores(as) do sindicato.

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Veras, analisou as recentes mudanças nas relações de trabalho e os impactos das inovações tecnológicas para a classe trabalhadora. “Estamos vivendo uma situação tão grave que não temos dimensão onde vamos chegar. Com o esvaziamento da política a tendência é o individualismo e a desesperança. Isto é grave, muito grave. Portanto, os desafios são muitos para a CUT e seus sindicatos, enfim, para a classe trabalhadora”, alertou Roberto Veras. 

A dirigente da CNTSS/CUT, Terezinha Aguiar, fez uma abordagem geral sobre o desmonte do INSS e especificamente, as propostas do INSS Digital e do Teletrabalho. A diretora do Sindsprev-PE, Alzira Soares, falou sobre o projeto piloto do INSS Digital e a perspectiva de incorporação do Teletrabalho no cotidiano do servidor do órgão. Como resultado do debate, foi elaborado um levantamento de 15 itens que expressam as preocupações dos participantes do Seminário. 

Em seguida, foram formados dois grupos para debater e apresentar propostas sobre INSS Digital, Regimento do INSS, questões jurídicas, reabilitação profissional e serviço social, além de levantamento de propostas extras para atuação dos sindicatos filiados à Confederação. 

Imprensa Sindsprev PE