terça-feira, 10 de outubro de 2017

Olinda recebe verba para restaurar Monumento Histórico

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, veio a Olinda nesta sexta-feira (06.10) e anunciou liberação de verba para restauração de alguns monumentos do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Acompanhado pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio e do secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, ele visitou as bicas do São Francisco e dos Quatro Cantos, a Casa do Iphan em Olinda, a sede do Homem da Meia-Noite, o Mosteiro de São Francisco e as Obras da Igreja do Bonfim.

O encontro serviu para anunciar o investimento do Ministério da Cultura na ordem de R$ 280 mil para requalificação das três bicas situadas no Sítio Histórico de Olinda: a de São Pedro, dos Quatro Cantos e a do Rosário. Esses monumentos vão receber obras recuperação e no tratamento da água, que passará a ser potável. “Isso já é uma realidade, já são serviços que estão sendo licitados e que devem ser concluídos antes do carnaval do ano que vem”, revelou o secretário Gilberto Sobral.

Além das bicas, outros monumentos estão sendo restaurados em Olinda, como a Igreja do Bonfim, que está prevista para ser concluída em julho do próximo ano e o Adro do São Francisco que também está sendo recuperado. O secretário Gilberto Sobral anunciou ainda que vai buscar recursos do PAC Cidades Históricas para obras do Cine Duarte Coelho, que tem projeto elaborado e aprovado pelo conselho de preservação do município, orçado em 4,9 milhões, para reconstrução do prédio, remontagem dos equipamentos e a instalação de uma escola de cinema de animação, que irá atender as comunidades do entorno, como V8, V9 e Varadouro. 

O Professor Lupércio agradeceu e aproveitou a visita do ministro, Sérgio Sá Leitão, para sensibilizar sobre a importância de manter o conjunto do Patrimônio Histórico da Cidade sempre em bom estado e, assim, manter viva a história de Olinda para mundo. “O esforço será sempre mantido para que possamos dar uma vida e uma cara nova à nossa cidade”, ressaltou o prefeito. 

O ministro disse que veio conferir o estado das bicas históricas e anunciar a liberação de recursos do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, para restaurar equipamentos do Patrimônio Históricos e Artísticos da cidade, que ele considera ser um dos mais importantes do país. “Além de contemplar os projetos apresentados pelo Prefeito Professor Lupércio, queremos unir importância histórica com a do desenvolvimento do turismo. Assim, estaremos gerando emprego, renda e desenvolvimento para população de Olinda”, destacou Sérgio Sá Leitão.

Secretaria de Imprensa de Olinda