quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Nova campanha institucional do Extra

O Extra sempre se posicionou como parceiro dos seus clientes, oferecendo as melhores dinâmicas comerciais e condições de pagamento, lançando novidades no varejo (como a 4ª Extra) e trazendo os melhores preços para garantir o poder de compra do seu cliente, principalmente nos momentos econômicos mais instáveis. A rede adaptou suas dinâmicas comerciais a um cenário mais desafiador, lançando o 1,2,3 Economia Extra, o Hiper Feira, O Mais Barato e criando descontos personalizados exclusivos aos clientes do programa de fidelidade Clube Extra (por meio do Meu Desconto). Agora, em sua nova campanha institucional, o Extra reúne todas essas iniciativas e as apresenta sob um único conceito, ressaltando os atributos da rede como o lugar mais completo para realizar as compras. A nova assinatura da campanha é “Vai que você pode” e enfatiza as oportunidades que a rede oferece para que o cliente continue comprando mais e pagando menos.

Criada pela Leo Burnett Tailor Made, agência de publicidade do Extra, a campanha é um convite aos consumidores para redescobrir a alegria em comprar. O filme de lançamento se passa dentro da loja Extra embalado por um jingle institucional que aborda diversas situações em que o mercado pode participar na vida do cliente, como ir fazer compras sozinho, com a família ou com a turma, ir na segunda, na quarta e na sexta-feira, churrascar ou cozinhar. O objetivo do filme é mostrar que o Extra propicia diversas formas de compra, diferentes setores em suas lojas, muitas vezes desconhecidos pelas pessoas, e uma experiência única de compra. “O tema da campanha, ‘Vai economizar. Vai no Extra’ é mais que um conceito. É um convite, pois se propõe a receber os consumidores de braços abertos e empatia; é um comando, pois sugere uma ação objetiva; e é também conforto, pois em um cenário cheio de ofertas e competição pelo preço baixo, transmite segurança e confiança para o consumidor no momento da sua decisão de compra e consequentemente de local”, explica Augusto Coelho, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

O novo posicionamento, chancelado pelo filme produzido pela Leo Burnett, comunica as principais características do Extra: as lojas oferecem promoções e preços baixos todos os dias para fazer uma compra completa de abastecimento; têm uma variedade de produtos e serviços que vão desde o que os clientes precisam para passar um fim de semana na praia até garantir o material escolar das crianças e o celular de presente para quem ele gosta. “Com essa campanha e consequente novo posicionamento, o Extra se reafirma como um grande viabilizador, um local completo onde o cliente compra tudo o que necessita sem precisar abrir mão de nada da sua lista. A nossa ideia é estar ainda mais próximo dos nossos clientes, estabelecendo um vínculo emocional e utilizando a economia que proporcionamos em nossas lojas como um meio para empoderar os consumidores”, explica Jorge Pretz, Diretor de Marketing do Extra.

A estratégia do Extra tem sido a de investir em competitividade como diferencial para o consumidor e a rede tem trabalhado em várias ações para garantir a execução dessa diretriz. A nova campanha institucional tem como objetivo demonstrar aos consumidores os principais motivos que garantem que no Extra o poder de compra é garantido. “Queremos deixar claro para o nosso cliente todos os nossos diferenciais e mostrar a ele que a nossa loja tem tudo o que ele necessita e prioriza. A nova comunicação foi baseada em estudos de comportamento de compra do consumidor da rede e acompanha o momento do brasileiro. Para desenvolvimento e criação desse novo posicionamento ouvimos mais de 5 mil clientes em todo o Brasil e acreditamos que o Extra conseguiu reproduzir na nova campanha os anseios que foram apontados nas pesquisas realizadas”, analisa Pretz.

Além de filme para TV aberta e fechada, a campanha conta spots de rádio e material digital. A comunicação de reposicionamento envolve ainda endomarketing, material de ponto de venda, revisão dos tabloides de varejo e material promocional.