segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ITEP promove seminário gratuito sobre inovação na área de construção civil

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) comemora 75 anos de atuação com o seminário gratuito “Novo paradigma na construção civil: normas de desempenho de sistemas construtivos e suas aplicações”, que será realizado no dia 20 de outubro na sede do ITEP. Referência na área de engenharia sustentável, o instituto convidou especialistas de todo o país para debater o tema. Estarão em pauta assuntos como inovação para o setor de construção civil, avaliação de sistemas construtivos e novas diretrizes de desempenho habitacional.

O evento contará com abertura do presidente do ITEP, Antonio Vaz, que abordará as principais ações de contribuição do instituto na área de engenharia para o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico de Pernambuco. A programação inclui palestras de Claudio Mitidiere Filho (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT), Maria Salette Weber (Ministério das Cidades), Jorge Mario Campagnolo (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Carlos Welligton (ITEP). As inscrições podem ser realizadas no site do ITEP (link direto https://goo.gl/forms/0ftgxYRWHyCoFPbx1), que também transmitirá o evento em tempo real. Mais informações:gdtitep@gmail.com.


Confira a programação completa

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Abertura – Antonio Vaz (ITEP)

9h às 10h - Gestão e articulação na visão do Ministério das Cidades, considerando o PBQP-H e o SINAT - Maria Salette Weber (Ministério das Cidades)

10h às 11h - Políticas e Programas Brasileiros de Apoio à Inovação - Exemplo da Rede SIBRATEC-DH e outras aplicações à Construção Civil - Jorge Mario Campagnolo (MCTIC)

11h às 12h - Mesa redonda

12h às 13h – Intervalo

13h30 às 14h30 - Apresentação da Norma ABNT NBR 15575: estrutura, requisitos, abrangência e critérios de avaliação - Claudio Mitidiere Filho (IPT)

14h30 às 15h30 - O papel do ITEP na avaliação de sistemas construtivos à luz das novas diretrizes de desempenho habitacional - Carlos Welligton Pires (ITEP)

16h30 às 17h - Encerramento


Serviço

Seminário: Novo paradigma na construção civil: normas de desempenho de sistemas construtivos e suas aplicações
Data: 20 de outubro | 8h às 17h
Local: ITEP | Auditório Pelópidas Silveira, Av. Prof Luiz Freire, 700, Cidade Universitária – Recife –PE.
Inscrições: www.itep.br.


Instituto de Tecnologia de Pernambuco