quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Encontro de ciganos na Bienal de Pernmbuco

Além de palestras, oficinas e lançamentos de livros, a XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 06 a 15 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sediará também o IV Encontro Kalé Roma do Brasil e Países Iberos Americanos. O evento acontece no próximo domingo (08), das 14h às 21h, e tem o objetivo de mostrar a cultura das comunidades ciganas a fim de fortalecer a língua pátria.

Durante a ação serão realizadas rodas de diálogo trabalhando os temas “Políticas Públicas para os Povos Ciganos”, das 14h às 15h; e “Universidade e Estudos dos Povos Ciganos em Pernambuco”, das 16h às 16h45; além de uma videoconferência de associações do Chile, Argentina, Colômbia, Portugal e Espanha. Dança, músicas e trovas ciganas também fazem parte da programação do encontro. “O evento vem para fomentar as Políticas Públicas da Educação dos Povos Ciganos que vem sendo desenvolvidas. Já realizamos alguns encontros e seminários para diagnosticar o atendimento às comunidades ciganas e esta ação na Bienal vem para fortalecer ainda mais o nosso trabalho”, declara Jailson Silva, gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. 

Secretário executivo de Direitos Humanos e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, destaca a importância da iniciativa. “Em Pernambuco há cerca de 20 mil ciganos da etnia Calon, em quase todas as regiões do Estado. Através do CECH, as demandas dessa população são acompanhadas de forma intersetorial pelas demais secretarias estaduais. Esse encontro é uma oportunidade de fortalecer a política para esse segmento social de forma integrada”, destaca.

O encontro é uma realização da Secretaria de Educação do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEGE), através da Gerência de Políticas Educacionais da Educação do Campo (GEPEC); em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH); Associação dos Ciganos de Pernambuco, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Ministério da Cultura e Prefeitura do Recife. 


Imprensa SEDH PE