quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Crivella muda nomes de ruas na Vila do João

Imagine passear pelo Éden em direção à Travessa do Amor, passando pelas ruas do Otimismo, da Adoração, até chegar ao Perdão. Sem consultar seus 13.046 moradores, o prefeito Marcelo Crivella mudou — pelo menos no nome — a realidade da Vila do João, uma das comunidades mais violentas do Complexo da Maré. Dados do ISP revelam que, de janeiro a agosto, foram 87 homicídios na 22ª AISP (que abrange o complexo).

No decreto publicado nesta terça-feira, no Diário Oficial, Crivella altera 42 nomes de logradouros públicos da região, numa canetada que pegou de surpresa os moradores. A página Maré Vive no Facebook questionou a mudança.

“Tanta gente se preocupando com nomes das ruas em vez de se preocupar com pessoas morrendo de fome, gente desempregada, etc”, escreveu um internauta. Outro completou: “E a violência corre solta”.

Alguns nomes, como Rua Adoração e Travessa Monte Sião — em referência ao monte de Jerusalém citado em várias passagens bíblicas —, de cunho mais religioso, foram alvo de críticas. A prefeitura também mudou nomes de ruas no Recreio, na Rocinha e em Santa Cruz. Por nota, a Secretaria municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação explicou que o objetivo foi corrigir distorções, como a repetição de nomes.

Jornal Extra (Rio)