segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Setembro Dourado

O câncer é hoje a doença que mais mata crianças e adolescentes de 01 até 19 anos no Brasil. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11 mil novos casos são registrados por ano. Porém, muitas mortes podem ser evitadas com o diagnóstico. A partir dessa perspectiva, o Centro Universitário Estácio do Recife juntamente com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GAC estão realizando, de 11/09 a 14/09, o Setembro Dourado. 

A mobilização, que contará com uma agenda extensa envolvendo palestras, cursos e orientações, acontecerá na unidade da Abdias de Carvalho, no Centro Universitário Estácio do Recife.

O objetivo da ação é promover a conscientização dos discentes, docentes, comunidade e profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas de alerta do câncer infantojuvenil. No evento também será realizada uma capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Básica da região Metropolitana e dos Interiores de Pernambuco por meio de uma Oficina com médicos e enfermeiros do CEOHNPE-HUOC. 

Além de sediar o Setembro Dourado, o Centro Universitário Estácio do Recife também está participando do Projeto de Extensão "Fique atento, pode ser câncer". Esse projeto é uma parceria com o HUOC, NUTES-UPE, NUTES-UFPE, UFPE-CAV. Serão capacitadas duas turmas de Profissionais de Saúde da Atenção Básica (Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) através de Telessaúde, sendo a Estácio a sede onde ocorrerão as Teleconferências. 

Doações

Além do evento, também haverá uma arrecadação de fraldas pediátricas XXG e geriátricas, para doação aos pacientes internados no Oswaldo Cruz e aqueles que se encontram em Cuidados Paliativos. Os três campus Abdias de Carvalho, Boa Viagem e São Martim receberão os donativos durante os três dias do evento das 7h às 22h.

Serviço

Setembro Dourado – Semana de Conscientização do Câncer InfantoJuvenil

Local: - Centro Universitário Estácio do Recife Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678 - Madalena

De 11 a 14 de setembro