sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Programa É Meu Direito leva serviços de cidadania para o bairro do IPSEP

Moradores do bairro do IPSEP, na Zona Sul do Recife, recebem neste sábado (16/09), das 8h às 12h, o Programa É Meu Direito, que em parceria com a Faculdade Boa Viagem através da Mostra de Responsabilidade Social, vai oferecer serviços de promoção à cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais. O atendimento será realizado no prédio da unidade de ensino, localizada Rua Jean Emile Favre, nº 422. O É Meu Direito é um programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), executado através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), deu inicio as suas atividades em 2015 levando serviços de cidadania para comunidades do Recife e Região Metropolitana.

Secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, destaca a importância da integração com a comunidade. “O nosso maior legado com essas ações, além de prestar o serviço e promover a cidadania, que é uma política de direitos humanos, é integrar a comunidade e trazer para próximo dos lares e das famílias ações de enfrentamento e combate a violência”, explica.

No local será disponibilizada gratuitamente a emissão de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, e do CPF através do programa Balcão de Direitos; e também de Registro Geral (RG) através parceria com Secretaria de Defesa Social (SDS). A ação conta ainda com a participação de advogados, psicólogos e assistentes sociais, que estarão à disposição da população para prestar orientação jurídica e psicossocial, com recorte especial para as famílias de vítimas de violência e a pessoa idosa. Unidades móveis do Detran, Procon e Compesa também estarão no local para prestar informações e agendar serviços.

Na área de saúde e bem estar, a população vai contar com testes para hanseníase, aferição de pressão arterial, orientação ergonômica, avaliação nutricional, avaliação postural, palestra com dentista e distribuição de kits de higiene bucal e cartilha com orientação de consumo de fármacos. Na área de beleza, a ação oferece corte de cabelo, SPA de pés, mãos e rosto.

E mais, a ação também vai oferecer oficinas de ginástica para crianças, oficina infantil plantando verde por toda parte; palestras sobre violência contra mulher, inclusão transgênero: mudança do nome social e também de boas maneiras à mesa; além de contação de histórias inscrição para casamento coletivo, projeto “Mulher Empreendedora, e recreação para crianças. 

Serviço

Programa É Meu Direito!
Local: Faculdade Boa Viagem. Rua Jean Emile Favre, nº 422, IPSEP - Recife
Data: Sábado (16/09)
Horário: 8h às 12h

Imprensa SEDH PE