segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Campanha "Faça o Certo" se esquece da qualidade do transporte público

Viajar sem pagar a passagem, embarcar de forma irregular, usar o cartão VEM de outra pessoa, atitudes incorretas que trazem implicações para todos os passageiros que usam diariamente o Sistema de Transporte Público na Região Metropolitana do Recife. Para combater esse comportamento, a Urbana-PE lança a campanha Faça o Certo.

Através da campanha educativa, com cartazes, comerciais em rádio e televisão, vídeos nas redes sociais e anúncios na frota, serão divulgadas mensagens com o objetivo de alertar os impactos dos embarques irregulares e fraudes no transporte público. “Queremos levar os passageiros à reflexão sobre as implicações do mau uso do serviço, incentivando as pessoas a pensarem no coletivo”, explica o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira.

As fraudes e embarques irregulares, ou seja, os passageiros que entram no sistema sem pagar a tarifa prejudicam o dimensionamento do serviço, que é planejado de acordo com pesquisas e informações das catracas e da bilhetagem eletrônica. Se o passageiro não registra sua passagem, ele não será considerado e os ônibus passam a transportar mais gente do que o planejado, ficando sobrecarregados.

As fraudes também provocam impacto na tarifa. O usuário que não paga a passagem repassa seu custo para os demais passageiros e, assim, a tarifa fica mais cara. Em todo o sistema de transporte por ônibus na RMR, estima-se que os usuários que cometem irregularidades e fraudes representam 10% do total de passageiros transportados. No caso do BRT (Bus Rapid Transit), o número aumenta para 12,5%.

Canal - A campanha inicia nesta quinta-feira, dia 17/08, e acompanha o momento que vivemos no Brasil, com estímulo à mudança e à construção de um país melhor, a partir de atitudes individuais de consciência coletiva. As peças trazem ainda um canal de comunicação direto com as empresas, através de um número de Whatsapp (99236.9002), para envio de flagras de irregulares e fraudes.

Qualidade - O advogado e militante do PSol Pedro Josephi fez uma contraproposta nas redes sociais. Vejam a mensagem:

"A URBANA-PE (Empresários) está fazendo um campanha publicitária e em horário nobre de TV atribuindo o aumento do valor das passagens às pessoas que eventualmente "pulam as catracas". O percentual de quem faz isso é pífio. Irrisório. Estão divulgando um número de WhatsApp para as pessoas denunciarem o "vandalismo". Pronto! Vamos enviar as fotos dos Terminais Lotados, das Paradas destruídas, dos ônibus superlotados, vamos registrar os atrasos e inúmeros assaltos. Isso é vandalismo! Compartilhe tal ideia!

Celular: 992369002"


O usuários querem fazer o certo, mas as empresas de Ônibus também devem fazer o certo, oferecendo transporte seguro e de qualidade.