quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O carnaval de Almir



O cantor pernambucano Almir Rouche, homenageado do Carnaval 2017, preparou um show especial pra abertura do Carnaval do Recife, que acontece nesta sexta (24), a partir das 19h, no palco montado no Marco Zero. 

O artista recebe como convidados Vanessa da Mata, Jota Michilles, Pedro Salustiano, Marrom Brasileiro, Luciano Magno, André Rio, Nena Queiroga, Cristina Amaral, Maestro Spok, Gustavo Travassos, Maestro Forró, Som da Terra, Genival e João Lacerda, Ed Carlos, Charles T, Balé Popular do Recife, Coral Edgard Moraes, Bloco das Flores, Escola de Frevo, Pácua, Marcelo Assis, Fabiana, Liv Moraes, Irah Caldeira, Nádia Maia, Caboclo Sete flechas e Maracatu e Balé do Movimento Pró-Criança. 

Almir promete grande surpresa na abertura do show. No repertório, pode-se adiantar que estarão os grandes sucessos do cantor e releituras de músicas de artistas consagrados. “O show terá sucessos consagrados do nosso carnaval e as nossos sucessos nesses 30 anos de carreira, que estarão presentes no meu novo trabalho, o CD e DVD Rouche 30, que gravamos em 2016 e lançaremos este ano” ressaltou Almir Rouche. O show de Almir Rouche e convidados está previsto para as 21h.

Galo - O cantor Almir Rouche comandará o 5º trio elétrico (Trio Planeta) no seu 30º desfile no Galo da Madrugada, que acontece neste sábado (25), a partir das 9h, pelas ruas do centro do Recife. O artista fará homenagem ao compositor Jota Michilles, com as músicas “A máscara caiu” e “Recife nagô” e ao velho guerreiro Chacrinha e Michilles, na canção “Roda e avisa”, composição de Jota com Edson Rodrigues. Almir fará dueto com a cantora Lia Sophia.

Rouche 30 - Além das homenagens, o repertório será baseado no projeto “Rouche 30”, com os principais sucessos do artista nesses 30 anos de carreira, como “A vida inteira te amar” (Almir Rouche / Marrom Brasileiro), “Galo do sol” (Almir Rouche), “Ligado em Você” (Almir Rouche / Ari / Presidente), “Recife Maracatu” (Almir Rouche / Jaime / Assis) e uma música que não pode faltar no desfile do Galo da Madrugada, que já virou também hino da agremiação, a música “Galo eu te amo” (Almir Rouche ), uma das mais esperadas e cantadas pela multidão. O figurino de Almir Rouche para o Galo será de Romildo Alves, que criou várias opções. O artista deverá escolher a opções nesta sexta-feira (24).

Perfil - O cantor e compositor Almir Rouche completa 30 anos de carreira como uma das principais expressões artísticas da cultura pernambucana. Rouche é o homenageado do Carnaval 2017 do Recife. O cantor se destaca todos os anos no carnaval, quando participa das principais prévias, bailes e blocos, como o Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, que atrai anualmente mais de dois milhões de pessoas. Almir também participa dos festejos juninos em várias cidades do Nordeste.

O artista consagrou-se nacionalmente no início da década passada quando participou de festivais e carnavais fora de época de todo o país, e internacionalmente, quando participou da turnê "Pernambuco em Canto", realizada na Europa, em 2001, junto com vários artistas de Pernambuco, como Alceu Valença, Antonio Carlos Nóbrega, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. 

Com um repertório repleto de ritmos regionais, com um toque pessoal e estilo próprio, o cantor também compõe e interpreta gêneros musicais como forró, coco, maracatu, ciranda, caboclinho e MPB. Um artista completo, que interpreta, compõe, dança, dirige seus espetáculos e ainda coordena sua banda, formada por notáveis músicos, que o acompanha há anos. 

O último DVD lançado pelo cantor, intitulado ‘Evoé Nabuco’, foi gravado no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, em 2011 e contou com uma superprodução. O trabalho foi em homenagem a Joaquim Nabuco e teve participações especiais de artistas como Elba Ramalho, MV Bill, Arlindo dos 8 Baixos, Maestro Spok, Gaby Amarantos, André Rio, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro, Ed Carlos e Gustavo Travassos. O mais novo trabalho, intitulado "Rouche 30" alusivo aos 30 anos de carreira será lançado no início de 2017, com data a ser definida.

Almir, que já esteve à frente das bandas "Turma do Pinguim", entre os anos 1987 e 1999, e "Almir Rouche e Banda Humm", de 2000 a 2001, segue carreira solo desde 2002, e possui, ao todo 26 CDs e 6 DVDs gravados. Grandes sucessos como “Deusa de Itamaracá”, “Galo eu te Amo”, “A vida inteira te Amar” e “Recifolia” são de autoria do próprio Almir Rouche com alguns parceiros de trabalho.

A sua influência musical é composta por artistas como Capiba, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Expedito Baracho, Nelson Ferreira e Ney Matogrosso, além de artistas internacionais, com destaques para o rei do pop Michael Jackson e as bandas britânicas Iron Maiden e Rush, sendo esta última que originou o seu pseudônimo "Rouche", desde antes da carreira profissional.