quarta-feira, 28 de maio de 2014

Procon interdita TRÊS supermercados somente hoje

Dando continuidade a operação conjunta de fiscalização nos supermercados, o Procon Pernambuco, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Vigilância Sanitária, Ministério Público de Pernambuco, Delegacia do Consumidor, Instituto de Pesos e Medidas–Ipem, e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro, interditou na manhã dessa quarta, 28, o terceiro supermercado na zona sul do Recife: o Carrefour.
O Carrefour, que fica na Rua Francisco Corrêa de Moraes, na descida do Viaduto Tancredo Neves, sentido Boa Viagem, foi interditado por três dias. Lá, foram encontrados no setor de Hortifruti muitos problemas, como sujeira no chão e nas gôndolas, produtos impróprios para consumo, estragados e podres.

Na padaria produtos vencidos. No setor de carnes e peixes, produtos congelados a temperatura inadequada, carnes fora do prazo de validade e peixes acondicionados para venda em locais impróprios.
Outros supermercados - Também nesta manhã o Extra, que fica na Av. Conselheiro Aguiar, 4483, em Boa Viagem, foi interditado por 05 dias. Lá, foram encontrados, além de fezes de rato e vazamento no deposito, produtos fora da validade, estragados e mal armazenados. Além da interdição o estabelecimento vai receber uma multa que pode variar entre 100 e 300 mil reais. o Arco-Íris, que fica na  Av. Jean Emille Favre, 840, no Ipsep.
Confira a seguir, o balanço atualizado da operação de fiscalização nos supermercados da RMR:
De março de 2014 a 28 de maio de 2014:
22 interditados totalmente.
4 interditados parcialmente.
2 autuados.
OBS: o número do balanço é diferente do da Vigilância Sanitária do Recife, porque inclui também os supermercados fiscalizados fora do Recife (Olinda, Cabo e Camaragibe).
 
Mais detalhes:
- Extra da Av. João de Barros –interditado de 19 a 23 de março. Foram encontrados muitos alimentos fora da validade sendo comercializados no setor de frios, carnes e padaria. Alguns impróprios para o consumo.
- Pão de Açúcar da Rosa e Silva –interditado apenas o setor de almoço no dia 19 de março, pela Vigilância Sanitária por dois dias. Foram encontrados alguns produtos fora do prazo de validade. O estabelecimento não foi interditado, só multado.
- Carrefour da Av. Domingos Ferreira, Boa Viagem – interditado de 26 a 28 de março. Foram encontrados muitos produtos fora da validade sendo comercializados no setor de frios e congelados. Alguns impróprios para o consumo.
- Extrabom de Casa Amarela –interditado de 27 a 28 de março. Foram encontrados vários produtos fora do prazo de validade sendo comercializados no setor de cereais. Além disso, condições de higiene precárias, com insetos próximos aos alimentos.
- Bompreço de Casa Amarela – interditado de 31/03 a 04/04 e reinterditado de 11 a 13 de abril. Foram encontrados vários produtos fora do prazo de validade sendo comercializados no setor de cereais e frios. Além disso, frutas e verduras estragadas, alimentos do setor de frios sendo revalidados indevidamente e condições de higiene precárias, com vestígios de ratos e baratas próximos aos alimentos. A segunda interdição foi por cauda da temperatura inadequada dos freezers.
-Makro da Av. Recife - foi autuado pelo Procon-PE e pela Vigilância Sanitária no dia 09 de abril, por armazenar produtos da área de frios e carnes em temperatura não adequada. O estabelecimento não foi interditado.
-Deskontão da Ceasa - foi interditado de 09 a 14 de abril. Foram encontrados diversos produtos do setor de frios sendo comercializados fora do prazo de validade. Além disso, os produtos não eram armazenados na temperatura adequada e o local tinha condições de higiene precárias. O estabelecimento vai receber ainda, uma multa pelas irregularidades constatadas.
- Supermercado Kennedy do Cordeiro –interditado de 15 a 20 de abril. Foram encontrados diversos produtos fora da validade, carnes e frios estragados, baratas e vestígios de fezes de ratos próximos aos alimentos. Além disso, o balcão de frios estava totalmente descongelado, deixando os alimentos condicionados em temperatura inadequada.
-Supermercado Leão do Cordeiro – Teve o açougue do estabelecimento interditado por 5 dias, de 15 a 19 de abril. A interdição do açougue foi motivada pela temperatura inadequada de condicionamento dos alimentos.
-Supermercado Stillus (Estrada de Belém) - Teve a câmara frigorífica interditada pela Adagro. Nenhuma outra irregularidade foi encontrada.
-Supermercado Frutão (Campo Grande) - Foi interditado por cinco dias - de 24 a 28 de abril. Foram encontrados produtos estragados e impróprios para o consumo sendo comercializados na área de Hortifrúti, além de insetos (ratos, baratas) próximos aos alimentos. Outra irregularidade encontrada foi a temperatura da câmara de frios, que estava irregular.
-Supermercado Kennedy (Peixinhos, Olinda) - Foi interditado por cinco dias - de 30/04 a 04/05. Foram encontrados alimentos impróprios para o consumo na área de hortifrúti e vários insetos (ratos e baratas), dentro do estabelecimento e na área de armazenamento dos alimentos.
-Supermercado Todo Dia (Peixinhos, Olinda) - Foi interditado por cinco dias - de 30/04 a 04/05. Foram encontrados alimentos e produtos da área de higiene pessoal vencidos, além de insetos (baratas) e presença de fezes de roedores dentro do setor de padaria do estabelecimento. A maioria das prateleiras de produção de pães estava totalmente oxidada.
-Supermercado Carrefour (Torre, Recife) – Interditado por cinco dias, de 08/05 a 12/05. Foram encontrados insetos (baratas e varejeiras) na padaria, produtos fora do prazo de validade e pães estragados no setor de padaria, além de frutas e hortaliças impróprias para o consumo no setor de hortifrúti. Outra irregularidade foi encontrada no depósito dos alimentos, que estava com infiltrações da chuva, com risco de contaminação dos produtos.
-Supermercado Hiper Bompreço (Casa Forte) – Interditado por cinco dias, de 09/05 a 12/05. Foram encontrados produtos fora da validade e estragados no setor de frios e congelados, além de produtos impróprios para o consumo na área de hortifrúti. Os fiscais das equipes encontraram ainda, vestígios de fezes de ratos nos fardos da carne de charque.
Supermercado Extrabom (Boa Viagem, Visconde de Jequitinhonha) – Interditado por cinco dias, de 13 a 17 de maio. Foram encontrados produtos fora da validade, mal acondicionados e com temperatura inadequada.
Superbom (Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho) – Interditado por cinco dias, de 16 a 21 de maio. No local foram encontrados produtos fora do prozo de validade, mal acondicionados e com temperatura inadequada. Além de muitos insetos em todas as dependências, como baratas, lagartixas e aranhas. Também um esgoto correndo a céu aberto.
Bompreço (Boa Viagem, próximo a pracinha) – Interditado por quatro dias, de 20 a 23 de maio. Foram encontrados produtos fora da validade, restos de ratos e fezes de roedores.
RM Express (Setúbal) - Interdição parcial da padaria e do açougue em 20 de maio. Por falta de condições higiênicas para a manipulação dos alimentos, a interdição é por tempo indeterminado, até que o supermercado se adeque as condições da vigilância sanitária.
Supermercado Max Varejão (Camaragibe) – Interditado por quatro dias, de 22 a 25 de maio. Foram encontrados produtos fora da validade, produtos sem validade, com validade escondida e de difícil leitura pelo consumidor. Porém, o principal fator que levou à interdição foi a questão de higiene no deposito, no açougue e na padaria.
Supermercado Pague Menos (Timbi, Camaragibe) – Interditado por quatro dias, de 23 a 26 de maio. Foram encontrados nas gôndolas produtos fora da validade e sem informação de fabricação e de validade. No estoque, muito mofo, ambiente abafado, sem ventilação, piso inadequado e principalmente raticida exposto e em contato direto com os produtos. Nestes locais ainda foram encontrados baratas, ratos e muita sujeira.
Supermercado Atacadão (Pan Nordestina, Olinda) – Interditado por três dias, de 27 a 29 de maio. Foram encontrados no setor de hortifruti, muitas frutas e verduras estragadas, impróprias para o consumo. Os fiscais encontraram ainda, várias baratas, fezes de ratos e inseticidas próximos aos alimentos.
Hiper Bompreço (Casa Caiada, Olinda) – Foi fiscalizado no dia 27/05. Foram encontradas verduras impróprias para o consumo em pequena quantidade. O estabelecimento não foi interditado.
Supermercado Extra (Conselheiro Aguiar, Boa Viagem) –Foi interditado por cinco dias, de 28/05 a 01/06. Lá, foram encontrados, além de fezes de rato e vazamento no deposito, produtos fora da validade, estragados e mal armazenados.
Supermercado Arco-Íris (Ipsep) – Interditado por cinco dias, de 28/05 a 01/06. Foram encontrados produtos impróprios para o consumo, fora da validade e condições de higiene precárias.
- Supermercado Carrefour de Boa Viagem (Tancredo Neves) – Interditado por três dias, de 28/05 a 30/05 - Foram encontrados no setor de Hortifruti muitos problemas, como sujeira no chão e nas gôndolas, produtos impróprios para consumo, estragados e podres. Na padaria produtos vencidos. No setor de carnes e peixes, produtos congelados a temperatura inadequada, carnes fora do prazo de validade e peixes acondicionados para venda em locais impróprios.
Imprensa Procon/PE