domingo, 18 de maio de 2014

Ipojuca no combate à Febre Aftosa

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa está acontecendo durante este mês para o rebanho de bovinos e bubalinos. Mesmo com o status de área livre da doença, a imunização ocorre para que os bichos continuem protegidos. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado – Adagro -  em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Especial de Agricultura, objetiva imunizar 90% do rebanho ipojucano de pequenos criadores, pouco mais de 1.800 animais.

A Secretaria está disponibilizando nas comunidades rurais, uma equipe técnica  de imunização. A vacina foi doada pelo Governo de Pernambuco, para produtores com 20 animais, mesmo assim caso o produtor queira vacinar,  ele mesmo poderá adquiri-la nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. No município, ela está situada na Secretaria de Agricultura, Rua José Marinho Alves, 342, Centro, telefones: (81) 3551-2007 - 3551-0340. A dose custa em média R$ 1,70. A vacina deve ser conservada em gelo e para evitar o estresse dos animais, aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no final da tarde, animais recém nascidos também devem ser imunizados. O criador que não imuniza seus animais fica impedido de tirar a GTA e não pode se cadastrar em programas governamentais, além de pagar multa a partir de R$ 60 conforme determina a lei Estadual 12.228, de 21/06/2002. Pernambuco recebe no dia 29.05 a certificação internacional de área livre de febre aftosa com vacinação.

A prefeitura esclarece que animais com menos de quatro meses e vacas a partir do sexto mês de gestação não serão vacinados, pois em animais novos a imunização não terá uma resposta, e nas vacas poderá haver aborto.

Febre Aftosa: É uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite, etc.

Sintomas: São apresentadas aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite.

Contaminação: O aftovírus é transmitido pelo leite, carne e saliva do animal doente, mas também é transmissível pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. As pessoas contaminadas apresentaram febre leve, calafrios e bolhas nas mãos e na boca, sem risco de morte.

Atenção:· As vacinas devem ser conservadas na temperatura entre 2 e 6 graus centígrados, em geladeiras domésticas ou em caixas térmicas com gelo;
· É muito importante a conservação, pois tanto o congelamento quanto o calor inutilizam a eficiência da vacina;
· O transporte das vacinas do revendedor até a propriedade deve ser sempre feito em caixas térmicas com gelo;
· A dose a ser aplicada em cada animal deve ser aquela indicada no rótulo da vacina. Uma dosagem menor do que a indicada pelo fabricante não vai oferecer aos animais a proteção desejada;
· Não devem ser utilizadas agulhas muito grossa, pois a vacina pode escorrer pelo orifício deixado no couro do animal pela agulha e em consequência, diminuir a quantidade de vacina aplicada;
· A vacina deve ser aplicada embaixo da pele;
· Os animais sadios deverão ser sempre vacinados, pois os doentes ou mal alimentados, não respondem bem à vacinação e, nesses casos, é conveniente procurar orientação com o Médico Veterinário.
· Os efeitos da vacina somente aparecem depois de 14 a 21 dias de sua aplicação. Se os animais apresentarem a doença antes desse prazo, é sinal que já estavam com a doença quando foram vacinados, mas ainda não tinham manifestado seus sintomas.
· Meses de vacinação em Pernambuco: Maio e Novembro.

Secretaria de Imprensa de Ipojuca