sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Uma jornada na Terra dos Camarás

Fazer as pessoas enxergarem as histórias e toda a cultura que vão além dos 30 anos de emancipação política do município de Camaragibe. Este é o objetivo do projeto "Uma Jornada na Terra de Camarás", peça teatral que estreia na próxima terça-feira (28/08), às 19h, na escola Municipal José Collier (bairro de Vila da Fábrica - Camaragibe-PE). Até o dia 19/09, o espetáculo será apresentado outras 20 vezes para escolas públicas, ONGs e comunidades carentes do município; todas as apresentações têm entrada franca gratuita.

"O intuito do projeto é apresentar às novas gerações as histórias que são a base do município, são mais de 460 anos desde a criação do Engenho Camaragibe, que deu origem a tudo o que somos hoje", explica Anderson Abreu, pesquisador e criador do texto. Toda a equipe do espetáculo é de Camaragibe, e a produção é da atriz Eliz Galvão, que já concorreu a prêmios no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. A peça não tem ligação com prefeituras - o projeto foi financiado a partir do FUNCULTURA/PE 2011, do Governo de Pernambuco.

APRESENTAÇÕES - A peça é gratuita e irá visitar 14 instituições, entre escolas públicas e ONG's de Camaragibe, durante os meses de agosto e setembro. Para saber em quais instituições a peça será apresentada acesse:
http://contandocamara.blogspot.com.br/

HISTÓRIA - A peça começa quando os viajantes Cristiano Ronaldo e Maria Joaquina perdem o rumo de sua embarcação e entram, através do Rio Capibaribe, na Terra de Camarás. Esses personagens descobrem um local repleto de curiosidades e personagens fantásticos, e conforme desbravam o local, passam a conhecer e, ao mesmo tempo, apresentar ao público a história de Camaragibe.

Três atores (Laura Barbosa, Renato Inácio e Roma Júlia) dão vida a mais de dez personagens numa encenação lúdica que conta, por exemplo, que o nome "Camaragibe" tem origem na cultura Tupi: Camará, planta comum à época dos primeiros colonizadores que nasciam à beira dos rios, mais o termo "jipe" que significa "as margens do rio".

PESQUISA - As novas gerações podem achar que o município tem apenas três décadas de vida, mas as histórias desse local são tão antigas quanto o descobrimento do Brasil; com elementos culturais que vão dos índios e escravos até antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe, fundado em 1549 e marco do surgimento dessa localidade - ele foi, à época, um dos mais prósperos de Pernambuco.

Eliz Galvão explica como foi pesquisa que resultou na peça: "entrevistamos pessoas mais antigas e procuramos registros antigos, mas para a peça tivemos o cuidado de apresentar as informações de forma lúdica, para que todos entendam. Vai ser um ótimo complemento às aulas do ensino fundamenta, quando as crianças estudam seu município e região". O grupo também visitou todos os bairros de Camaragibe e teve acesso aos principais patrimônios da cidade.

Para a pesquisa e realização do projeto, a equipe conseguiu financiamento através do FUNCULTURA/PE 2011, do Governo de Pernambuco.



SERVIÇO:
PEÇA "Uma Jornada na Terra de Camarás"
Estréia dia 28 de agosto (terça-feira), às 19h, na escola Municipal José Collier (bairro de Vila da Fábrica - Camaragibe - MAPA EM
http://migre.me/aqglh)

Apresentação gratuita para alunos e público dentro da escola.