quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Livro conta a história dos 70 anos do ITEP


Em comemoração aos 70 anos de atividades em prol do desenvolvimento tecnológico em Pernambuco, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) publicará, em dezembro de 2012, um livro sobre a história da instituição, desde 1942, quando foi criada, até os dias atuais.

O projeto é fruto do convênio entre o Itep e o ADTA & TEC – Instituto de Administração e Tecnologia de Pernambuco da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) e está sob a responsabilidade do engenheiro Roldão Gomes Torres. Presidente do Itep de junho de 1984 a junho de 1986 e de março de 1992 a dezembro de 1992, Torres conta com a colaboração do assessor da Presidência Antônio Carlos Bastos e da estagiária Joice de Sá, graduanda em História na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da equipe do Núcleo de Comunicação (NCOM).

“Ao produzir esse livro, serão registrados os principais traços da trajetória de desenvolvimento tecnológico do Itep e a sua história. É um registro de fatos, pesquisas e trabalhos da entidade, consolidando sua memória institucional, numa consciência de que as instituições precisam preservar suas memórias como um bem cultural, um patrimônio técnico de conhecer bem o passado para o proveitoso caminho futuro”, destaca Roldão Gomes Torres, que prevê a finalização da parte escrita em outubro e a publicação em dezembro deste ano.

Para a produção do livro, a equipe tem entrevistado ex-presidentes do Itep e funcionários antigos do instituto. Além disso, está sendo feito levantamento de documentos da instituição e de arquivos que façam referência a ela durante as sete décadas de existência. “No começo, pesquisamos nas edições antigas do Diário Oficial. Também houve visitas ao Arquivo Público e à Fundação Joaquim Nabuco”, disse Joice de Sá.

Dentre os entrevistados mais recentes, estão os ex-presidentes Paulo Barbosa (maio de 1979 a junho de 1984; e de fevereiro de 1993 a outubro de 1993) e Juliana Maria Almeida (maio de 1975 a novembro 1977). Hélio de Oliveira e Silva Júnior, filho do ex-presidente Hélio de Oliveira (março de 1957 a novembro de 1957), também concedeu entrevista, colaborando com um documento de extremo valor para a pesquisa do livro: a nomeação de seu pai para o cargo de presidente do Itep, assinada pelo governador de Pernambuco da época, general Cordeiro de Farias.

O formato da publicação está sendo definido. Mas já existem tópicos provisórios que indicam como estará organizado o livro. Basicamente, será dividido em apresentação; introdução; necessidades tecnológicas na criação do Itep; criação do Itep; anos iniciais, de 1942 a 1960; desenvolvimento e consolidação do Itep, de 1960 a 2003; e dias atuais.

Colaboradores e ex-colaboradores do Itep estão contribuindo para a produção desse documento, emprestando fotos e/ou documentos ou ainda relatando experiências e histórias vividas durante os anos dedicados ao instituto.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco