quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Governo resgata o programa Patrulha do Bairro


Quase 30 anos depois e agora de cara nova, o Programa Patrulha do Bairros, volta a Região Metropolitana do Recife (RMR) levando mais segurança à população. Através de novas viaturas e adquiridas pelo Governo do Estado e mais policiais que vão circular pela RMR.
O programa foi implantado pela primeira vez em 1985, no governo de Roberto Magalhães. Por meio de 14 kombis policiais militares faziam rondas nos bairros em 14 bairros da RMR. Agora o programa conta com 175 veículos mais modernos, sendo 125 modelos Tucson e 50 spacefox, contemplando 94 bairros do Recife, com 103 viaturas e Jaboatão dos Guararapes e Olinda terão cobertura de 11 bairros em cada cidade, com o investimento mensal de R$ 551 mil.
O governador Eduardo Campos, afirma que o resgate do programa significa mais policiais perto dos bairros e mais segurança para a população. “Essas viaturas ficarão em cada um dos bairros, é dedicada a cada um deles, com celular, para que as lideranças daquela comunidade possam ter acesso direto àquele automóvel,” esclareceu.
As viaturas farão paradas pontuais em locais pré-definidos com a comunidade de acordo com o governador. “Na hora da missa, na hora do culto, na hora da saída das escolas com maior movimento, nos lugares que a comunidade entende que é preciso que esses carros estejam. Este programa marcou a cabeça dos pernambucanos da minha geração e agora chegou o tempo e as condições de resgatá-lo” completou o governador.
De acordo com o diretor geral de operações da Polícia Militar, o coronel Paulo Cabral, o principal objetivo do programa é diminuir o tempo de resposta da polícia às solicitações da população. “Se alguém vê um criminoso praticando um furto, fumando craque, com uma arma, telefona para o 191, ou direto para os policiais, que estão na área,” explicou o coronel.
As viaturas vão percorrer de três a cinco quilômetros, cada uma com dois policiais, dentro dos bairros e serão monitorados via GPS pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). Através do “Cartão Programa”, os policiais vão seguir uma rota que foi definida junto com a população, onde foram apontados os locais mais críticos, aqueles com maior índice de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), roubos, furtos e assaltos.
O efetivo que vai trabalhar no programa será formado por soldados, sargentos e cabos. Aquele que não estiver no plantão (12x36h) poderá optar a trabalhar durante as 8h através do Programa de Jornada Extra (PJES). A diária paga ao PM é de R$ 120. O policiamento funcionará das 7h às 15h e das 15 às 23h. Fora desse horário os batalhões continuam com a ronda nos bairros. Depois da implantação do programa, serão realizadas reuniões mensais para saber se os pontos fiscalização estão atendendo a população.
Durante a solenidade realizada nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções, Olinda, houve a entrega de 4360 coletes à prova de bala e 250 aparelhos Taser (arma elétrica não letal que será usada pelos policiais). No próximo mês, o programa também será implantado em Caruaru, no Agreste e em Petrolina, no Sertão do Estado.
A população também terá acesso à Patrulha do Bairro através do site da Secretaria de Defesa Social (SDS) ou pelo telefone da ouvidoria o             0800-081-5002      .

Portal Leia Já