segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eduardo destaca produção de energia alternativa no Fórum Nordeste 2012


“Temos toda a legislação necessária para incentivar à produção de energia alternativa. Seja na compra de equipamentos, seja para o incentivo ao crédito, disse o governador Eduardo Campos durante o 6° Fórum Nordeste, evento promovido pelo Grupo EQM. O encontro, realizado Arcádia do Paço Alfândega, nesta segunda-feira (27), debateu as inovações na geração de energia, aumento na produtividade e questões referentes aos biocombustíveis.

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, agradeceu a presença do governador e teceu elogios à gestão de Eduardo Campos. “Temos um governador que estabeleceu a paz na política pernambucana, ao mesmo tempo, exerce uma administração que zela pelo povo”, declarou o empresário.

Eduardo, que falou para uma platéia de empresários, apontou algumas soluções para diminuir o impacto dos combustíveis fósseis e do alto custo da energia elétrica. “Uma das alternativas para libertar o Nordeste da importação de energia é investir nos ventos, que são naturais dessa região”, disse reforçando que medidas parecidas já estão em andamento.

“Nossa articulação com o Governo Federal é para incluir a energia solar no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), que já beneficia estudos sobre a energia eólica. Garantir a compra desse item vai gerar um impacto, não só na pesquisa, mas também no desenvolvimento de equipamentos, causando a diminuição do preço”, explicou o governador.  

O Fórum Nordeste teve o patrocínio do Governo de Pernambuco, do Ministério da Integração e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Como apoiadores estão o Banco do Brasil, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e a Shineray Motos. A edição 2012, que contou com a presença de parlamentares da região Nordeste, homenageou duas personalidades do setor: o diretor-presidente da Usina Trapiche, localizada em Sirinhaém, que fica a 78 km do Recife, e José Ribeiro Toledo, presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA/AL). 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco