quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Eduardo Campos entrega títulos de posse aos moradores da Vila dos Milagres


O sonho da casa própria acalentado há 24 anos por 956 famílias que moram no Parque Residencial dos Milagres, na Zona Sul do Recife, enfim se tornou realidade. O momento tão esperado foi celebrado nesta quarta-feira (22/08), quando o governador Eduardo Campos entregou os títulos de propriedade dos imóveis aos moradores, ao lado do secretário das Cidades, Danilo Cabral e do presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lócio. Outras 459 famílias também receberão o documento, totalizando 1.415 beneficiados com a ação.

Para garantir a regularização fundiária dos imóveis o Governo do Estado investiu cerca de R$ 100 mil. A ação foi iniciada em 1988, durante a segunda gestão de Miguel Arraes. Foi o ex-governador quem deu o primeiro passo legal para garantir a posse, quando comprou o terreno de propriedade privada onde as famílias da comunidade dos Milagres estavam assentadas.

Vanessa Gonçalves, 26, recebeu das mãos de Eduardo o título de posse da casa onde mora há dez anos. “Não tenho palavras para traduzir o sentimento desse momento”, declarou a dona de casa que tem três filhos. “Essa é uma vitória do povo, que lutou durante anos por esse espaço”, disse o governador, que aproveitou para anunciar a construção de uma escola técnica no local. “Durante o dia, será uma escola técnica, mas a noite o espaço será destinado à educação de jovens adultos”, detalhou.

Muitas pessoas participaram do evento apenas para festejar com os amigos. Mauricéia da Silva, 52, comemorou a conquista como se fosse sua. “Sou da comunidade 27 de novembro, que está em processo de legalização. Fiz parte da ocupação da década de 80 e sei o quanto foi sofrido esse caminho”, contou a dona de casa.

Antes da entrega dos títulos, o Governo do Estado realizou levantamento topográfico e fundiário da área, fez o cadastramento das famílias aliado a uma pesquisa socioeconômica. Por fim, houve a coleta da documentação necessária para emissão dos títulos. Com o cadastramento foram registrados 1.415 imóveis, desse total apenas 459 receberão o título posteriormente, assim que as famílias providenciem a documentação pendente.

Além dos Milagres, outras quatro comunidades passam por processos de regularização fundiária. São elas: Ponte do Maduro, no bairro de Santo Amaro; 27 de Novembro e Pantanal, ambas no Ibura, além da Vila Liberdade, localizada no município de Moreno. Ao todo, o Governo do Estado está investindo R$ 915,8 mil para garantir a entrega de mais de 11.5 mil títulos de propriedade de imóveis as famílias destas quatro comunidades.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco