sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Eduardo assina convênio para ações do programa TI Maior em Pernambuco


Fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e  a inovação do setor de software e serviços na área de Tecnologia da Informação (TI). Com este objetivo o governador Eduardo Campos e ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, (MCTI), Marco Antonio Raupp, assinaram acordo de cooperação para o desenvolvimento das ações do Programa Estratégico de Softwares e Serviços de Tecnologia da Informação, o TI Maior. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), na sede provisória do Governo, no Centro de Convenções.

O programa TI Maior vai investir, entre 2012 e 2015, cerca de R$ 500 milhões em todo o Brasil. O valor destinado ao estado, entretanto, ainda não foi definido. O acordo com Pernambuco prevê a atuação em quatro frentes: Ecossistemas Digitais, qualificação profissional em TI, computação em nuvem e fomento às start-ups e aceleradores de pesquisa. 

Entusiasmado, o governador Eduardo Campos assegurou que estará empenhado em “potencializar cada Real” investido pelo Governo Federal. “Temos áreas que ganham excelência, classe mundial e também cabeças de rede importantes de pesquisa em áreas estratégias. E nós queremos que esse potencial nosso seja também um potencial do Brasil”, disse Eduardo.

No que diz respeito aos Ecossistemas Digitais, o Governo Federal fará um aporte financeiro de R$ 431 milhões com os Estados parceiros. Pernambuco receberá recursos para investir nas áreas de computação em nuvem, segurança da informação, mobilidade, games, entre outros.

Já nas ações em qualificação profissional em TI, Pernambuco será contemplado com 1.200 vagas para capacitar estudantes do ensino médio e profissionalizante. A expectativa é formar no estado, até 2014, mais de três mil profissionais na área. Quando o assunto é computação em nuvem, as ações do TI Maior já estão em andamento em Pernambuco, um dos dois estados (o outro é o Maranhão) escolhidos para abrigar um supercomputador. O equipamento armazenará a central de dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) responsável pelo tráfego de informações de 600 instituições de ensino no País.

A vinda do equipamento foi anunciada no último dia 05 de janeiro deste ano pelo então ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas. A máquina, que ficará na Universidade Federal de Pernambuco, conta com 1.200 processadores que, juntos, são capazes de analisar até 04 Petabytes de dados, o equivalente a quatro milhões de gigabytes.

Por fim, o TI Maior investirá no fomento às start-ups e aceleradoras de pesquisa com foco em empresas de software e serviços.  “Isso trata da renovação da economia. Nós estamos falando da reescrita dos próprios fundamentos da geração, agregação e captura de valor na economia. Isso vai ter impacto por anos e anos no futuro”, comemorouSilvio Meira, presidente do Conselho Administrativo do Porto Digital e cientista-chefe do C.E.S.A.R.

Em sua primeira visita oficial a Pernambuco, o ministro Raupp elogiou a contribuição que o estado tem dado ao setor de TI e defendeu a descentralização das ações e investimentos em Ciência e Tecnologia. “Para ser eficiente e termos uma política de estado em Ciência e Tecnologia não podemos decidir sobre a aplicação desses recursos de Brasília, mas sim em consonância com os órgãos estaduais”, argumentou

Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja destacou que o estado tem competência acadêmica e empresarial para somar esforços junto ao TI Maior, programa que, a seu ver, é uma “decisão estratégia” para consolidar uma política de Ciência e Tecnologia.  

Também prestigiaram a solenidade o Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE),  Carlos Calado; Anísio Brasileiro, Reitor da UFPE;  além de Frederico Montenegro, Presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e Francisco Saboya, diretor-presidente do Porto Digital. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco